Art & Food


LIÇÕES COM CEREJAS

Este projecto nasceu de um almoço na esplanada no Tágide e de um convite de Suzana Barros para organizar mostras de trabalhos de alunos da Faculdade de Belas Artes no espaço do seu restaurante.

A ideia pareceu-me muito aliciante, porque permitia estender as minhas funções, seguindo a tradição das reuniões artísticas nos cafés históricos como a Cervejaria do Leão, a Brasileira ou o Martinho da Arcada.

Poderia por em prática algumas ideias de autores que subscrevo, tal como: Fernando

Esta colaboração permite liberdade para apresentar as “experiências plásticas e criativas” dos alunos de pintura, desenho ou escultura, sem a prisão das regras e das tendências do mercado da arte, criando discursos e elaborando narrativas visuais alternativas e próximas das propostas dos autores.

Numa visita aos GAba de 2024, fez-se uma escolha prévia de trabalhos de cerca de 20 alunos. Dessa lista selecionaram-se, para a 1ª mostra, obras de quatro estudantes, em dois grupos. No primeiro surge a ideia de utopia, num regresso à natureza ou numa superação de conflitos entre margens. No segundo o estudo do corpo num retorno à representação de temas clássicos e académicos, ou nos grafismos do corpo tribal e ancestral das tatuagens contemporâneas.

Franco Palma

Carlota Raposo

João Rosa

João Rosa

Carlota Raposo

Franco palma

Já à mesa, convido-vos a saborear umas deliciosas cerejas.

Cristina Branco